Programa Troca Verde atinge mais de mil quilos de recicláveis trocados por alimentos

A terceira etapa do Programa Troca Verde, ocorrida no sábado (5), na Escola Municipal Generoso Salustiano, no Jardim Veneza, contou com o recolhimento de 647 quilos de resíduos recicláveis e a entrega de 215 quilos de hortifrutis à população.
Com isso, segundo a Prefeitura, já ultrapassam o total de mil quilos de recicláveis trocados por alimentos neste início de programa que conta com as participações das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e a Associação de Catadores e de Produtores Rurais.
A engenheira ambiental Evellyn Renata falou sobre a importância da separação dos resíduos sólidos. “É um passo importante dentro da educação ambiental, além do que os materiais recicláveis têm um valor agregado dentro do Programa”, comentou.
O sucesso dessa etapa contou com uma grande campanha na escola e a diretora Sônia Maria de Oliveira ressaltou a importância do programa. “Nós falamos sobre os perigos de doenças, a conscientização dos pais e dentro das salas de aulas destacamos a positividade da saúde em nosso cotidiano”, comentou.
Merian Brandão, 34 anos, disse que a filha, Vitória, de nove ano, foi importante para ela levar óleo usado ao local. “Desde que recebeu o bilhete na escola ela tem me lembrado de trazer algo para trocar”, disse.
O aluno Paulo Ricardo, 10 anos, disse que a família entregaria um fogão. Para ele, “é importante a participação de todos, os materiais entregues evitam a contaminação e melhoram o meio ambiente”, comentou.
O programa Troca Verde consiste na troca de três quilos de materiais recicláveis por um quilo de alimento e a próxima edição acontece no dia 19 de novembro, na E. M. Marlene Barbosa.
Da Assessoria / SECOM FRG
Foto: Reprodução