UBS Estados: ‘Falta de consultas e mau atendimento’, relatam usuários

A unidade básica de saúde do bairro Estados em Fazenda Rio Grande, inaugurada em julho de 2019, também tem sido alvo de constantes reclamações de usuários que buscam atendimento.
As críticas vão desde a falta de consultas na unidade, até a forma de tratamento de algumas servidoras públicas, que segundo estes usuários, tratam os moradores com “desprezo e arrogância”. “Quando tentamos marcar consultas, não conseguimos, aí vamos até o posto buscar respostas, e nos respondem de forma grosseira. Não orientam como devemos fazer pra conseguir uma consulta”, diz uma usuária.
Outra moradora da região disse que algumas servidoras da unidade atendem com total estupidez, “isso quando não grita com a gente”, comenta ela. “Aqui na do Estados, quase quebraram o pé [do meu filho] pra tirar sangue”, disse um pai que usa a unidade também.
De acordo com levantamento do IF, o bloco de gestão básica de saúde, responsável pelas unidades, gastou mais de R$ 25,2 milhões este ano. Só com salários, foram mais de 16,1 milhões nestes 11 meses do ano. A previsão orçamentária do bloco de atenção básico na saúde, para 2022, é de mais de R$ 29,2 milhões.

Apesar desse montante, as reclamações continuam crescendo e a população cobrando melhorias no agendamento de consultas e no atendimento feito pelos servidores.
O IF continua acompanhando as unidades e busca contato com a Secretaria de Saúde e com a direção da unidade. Desde já abrimos espaço para o contraditório.
Via Informativo Fazenda às 20h35