Vacina BCG passa a ser aplicada em recém-nascidos na maternidade de Fazenda Rio Grande

 Vacina BCG passa a ser aplicada em recém-nascidos na maternidade de Fazenda Rio Grande

A partir do último 25 de agosto, todos os bebês nascidos no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Fazenda Rio Grande, passaram a receber a vacina BCG ainda durante a internação, antes da alta médica. A medida ocorre após um requerimento apresentado pelo vereador Joéliton Leal e aprovado pela Câmara Municipal no dia 18 de agosto.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à imunização e proteger os recém-nascidos contra formas graves de tuberculose, como meningite e tuberculose miliar. Antes, as famílias precisavam se deslocar até as unidades básicas de saúde para que a aplicação fosse realizada.

De acordo com a enfermeira Patrícia Xavier, responsável pelo setor, o novo procedimento evita atrasos na vacinação, “anteriormente, as mães precisavam esperar a alta médica para, então, procurar a unidade de saúde. Isso poderia acarretar um atraso na aplicação, que deve ser feita até, no máximo, um mês de vida”, explicou.

O vereador Joéliton Leal, autor do requerimento, comemorou a implementação da medida e destacou a importância do acesso rápido à imunização, “nosso objetivo é oferecer mais comodidade às famílias e garantir a proteção dos bebês desde os primeiros dias de vida. É uma conquista importante para a saúde pública do município”, afirmou.

Imagem: SeCom

A implantação do serviço só foi possível com o apoio da 2ª Regional Metropolitana de Saúde, que reforçou o estoque da vacina BCG para atender à nova demanda da cidade.

Com a vacinação diretamente na maternidade, o município busca garantir maior cobertura vacinal, facilitar o atendimento às famílias e reforçar a proteção dos recém-nascidos contra doenças graves.

Da Redação às 19h07

Publicações relacionadas