1,4 mil presos são beneficiados por saída temporária de fim de ano no Paraná

Da Redação ás 11h49

Cerca de 1,4 mil presos que cumprem pena em regime semiaberto no Paraná irão passar o fim de ano em liberdade. Autorizadas pela justiça anualmente, as chamadas saídas temporárias, tiveram início na última sexta-feira (18) e acontecem em quatro regiões do Estado. 

Na região de Curitiba está o maior número de presos em regime semiaberto do Estado, por isso, somente na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), foram beneficiados 1.018 presos. Por conta da pandemia, no entanto, a maior parte deles já se encontra em casa.

“Hoje temos cerca de 820 presos, que cumprem pena em regime semiaberto, que já estão em casa por conta da pandemia. Nesse caso, eles tiveram suas portarias de saída temporária prorrogadas pela justiça e permanecerão junto aos seus familiares durante as festividades de Natal e Ano-Novo”, explica o diretor da CPAI, Blacito Sampaio. 

Ainda, outros 198 presos que estão na unidade penal e cumprem os requisitos necessários para a saída, também serão beneficiados. Esses deixam a unidade penal em dois grupos, um que saiu na sexta-feira (18), e outro com saída no dia 23 de dezembro. O retorno deve acontecer apenas em 22 de janeiro.  

Já em Ponta Grossa, 60 presos serão beneficiados. Em Maringá são 70 detentos, e Londrina, são 280 presos beneficiados.

Após o retorno, segundo o DEPEN, os presos terão de ficar isolados por 14 dias para como precaução. 

Imagem: Ilustração / Divulgação 

Publicações relacionadas