Decreto proibindo abertura de comércios não essenciais é prorrogado em Fazenda Rio Grande

Da Redação ás 18h53

O Prefeito de Fazenda Rio Grande prorrogou na tarde desta sexta-feira (27), o período do decreto 5163/2020 para mais 8 dias, contados a partir de amanhã, sábado (28). Com a prorrogação feita através do novo decreto, de nº 5175/2020, as atividades comerciais de serviços não essenciais devem permanecer fechados por mais de uma semana ainda.

A exceção, ou seja, apenas estabelecimentos como supermercados, armazéns, açougues, padarias e similares, farmácias e postos de combustíveis, podem abrir normalmente, porém, devem adotar medidas de segurança para contenção do coronavírus. Ainda, o decreto, atividades industriais e de trabalhadores autônomos estão liberadas, tomando todos os cuidados podem atender. Veja abaixo.

Segundo o Prefeito Márcio Wozniack, durante live na página oficial da Prefeitura disse que o decreto pode ainda ser alterado a qualquer momento, e também ressaltou que a Guarda Municipal e Defesa Civil irão agir nesta semana para coibir o não cumprimento do decreto. 

Já as agências bancárias também podem reabrir, pois, a liminar expedida pela 20º vara do trabalho de Curitiba determinando o fechamento, foi derrubada pela Desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora do Tribunal Regional do Trabalho, na tarde de ontem, 26. Porém, as agências devem seguir alguns requisitos:

1) Afastamento dos empregados do grupo de risco;
2) Limitação do trabalho presencial a 30% do contingente de cada agência, em sistema de rodízio, permitindo-se ao excedente o teletrabalho; para apuração do percentual indicado, considere-se o total de empregados de cada agência e não apenas os habilitados ao trabalho.
3) Disponibilização de luvas e álcool gel;
4) Limitação da presença simultânea no interior de cada agência a no máximo três clientes, com observância do distanciamento social.

A situação tem dividido opiniões nas redes sociais de Fazenda Rio Grande, no qual, inclusive, um grupo político de direita organiza uma carreata com ‘buzinaço’, para a tarde de sábado, 28.

Medidas a serem tomadas pelas indústrias e trabalhadores autônomos:

  • Higienizar aparelhos e utensílios de uso compartilhado no início das atividades;
  • Higienizar no inicio das atividades e no intervalo máximo de 3 (três) horas, pisos e banheiros e pisos preferencialmente com água sanitária;
  • Usar senhas ou algum outro tipo de controle de pessoas afim de evitar aglomerações;
  • Manter kits de higiene de mãos completos, com sabonetes liquidos, álcool em gel e toalhas de papel descartáveis;
  • Contribuir para a renovação de ar, mantendo sistemas de ar condicionados limpos e janelas ou outro tipo de abertura externa.  
Foto de fundo, Sede da prefeitura de Fazenda Rio Grande – Reprodução Band News

Novo decreto / Reprodução Prefeitura Municipal 

Publicações relacionadas