Fazenda Rio Grande tem 36 casos confirmados de Sarampo; Mandirituba são 2 casos
Por Esleif Martins ás 16h51
O município de Fazenda Rio Grande tem 36 casos confirmados de Sarampo e Mandirituba 2 casos confirmados, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de saúde na última sexta-feira, 03.
Outros 33 casos já foram descartados em Fazenda Rio Grande e 3 pacientes ainda aguardam a confirmação. Já Mandirituba não tem casos descartados e nem investigados.
No fim do ano passado, em novembro, o município tinha apenas 2 casos confirmados da doença, já em janeiro de 2020, foram para 10 casos confirmados. Já em fevereiro, Março, abril e Maio subiram para 14 casos. Porém, em junho a situação voltou a assustar, pois, de 14 casos confirmados, saltou para 25 e no inicio de julho, foi para 36 casos.
Ou seja, apenas no último mês, 22 novos casos foram confirmados no município.
Recentemente, houve uma campanha de vacinação no município que pode ter contribuido para os números se estabilizarem nos meses anteriores. Todavia, com a Pandemia da Covid-19, o Sarampo parece ter sido deixado de lado.
- Abaixo você acompanha um gráfico descrevendo o aumento dos casos.
- febre acompanhada de tosse;
- irritação nos olhos;
- nariz escorrendo ou entupido;
- mal-estar intenso;
- Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
- De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
- De 30 a 59 anos – Apenas uma dose.