Mandirituba tem primeiro caso confirmado de Dengue; FRG tem 4 casos notificados
Por Esleif Martins
Em um boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Saúde do Estado, o município de Mandirituba teve o primeiro caso de Dengue confirmado. Nenhum caso de Chikungunya foi registrado no município.
Em uma busca realizada no sítio eletrônico e nas redes sociais de Mandirituba, nenhuma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, foi localizada.
Já Fazenda Rio Grande ainda nenhum caso foi confirmado. Porém, há 4 notificações para Dengue e 1 notificação para Chikungunya. O município já intensificou campanhas para combater o mosquito da dengue e evitar as doenças.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.