Operação mira grupo que simulava roubo de carros alugados para revendê-los no Paraguai

 Operação mira grupo que simulava roubo de carros alugados para revendê-los no Paraguai

A Polícia Civil do Paraná fez uma operação para cumprir 15 ordens judiciais contra uma associação criminosa investigada por envolvimento em um esquema de fraude na locação de veículos. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), em Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.

Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária pelos crimes de associação criminosa, estelionato e falsa comunicação de crime.

A operação tem como objetivo desarticular o grupo, reunir provas e possibilitar a recuperação dos veículos subtraídos por meio do esquema fraudulento. Segundo a polícia, a investigação foi iniciada em fevereiro deste ano (2025). 

O grupo utilizava terceiros — popularmente conhecidos como “laranjas” — para alugar os veículos. Após a locação, os veículos eram conduzidos até regiões próximas à fronteira entre o Brasil e o Paraguai, nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. 

Imagem: Polícia Civil / Reprodução

“Quando os automóveis se aproximavam da área fronteiriça, os integrantes da organização orientavam os “laranjas” a registrar falsas ocorrências de roubo a fim de dificultar a rastreabilidade e encobrir o desvio dos veículos”, explica a delegada Anna Karyne Turbay, que conduziu a investigação.

Os veículos eram posteriormente levados ao Paraguai, onde eram vendidos de forma ilícita.

Da Redação às 07h55

Publicações relacionadas