Urgente! Curitiba tem caso suspeito de coronavírus

Por Esleif Martins 

O Ministério da Saúde informou na tarde desta terça-feira (28), que outros dois casos suspeitos de coronavírus no Brasil estão sendo investigados. Os novos casos surgiram em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Pela manhã, uma suspeita já tinha surgido em Belo Horizonte (MG).

No total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras.

Os pacientes se apresentaram sintomas descritos na atual definição do coronavírus, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Já são quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS de ontem, 27 de janeiro, assim, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.

Coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia. Versões mais graves do coronavírus causam doenças piores, como a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, sigla em inglês), responsável pela morte de mais de 600 pessoas na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003. A versão de vírus que circula agora é uma espécie nova, desconhecida da comunidade médica, e o medo é de uma pandemia global.

Quais os sintomas?

Dentre os possíveis sintomas estão febre, dor, dificuldade para respirar, tosse, diarreia e pneumonia.

Onde surgiu?

Na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. A metrópole de 11 milhões de habitantes está isolada. Trens e voos foram interrompidos e detectores de febre foram instalados nas estações de embarque e no aeroporto. Nas estradas, a temperatura corporal é medida pelos postos de controle e, para sair da cidade, o transporte não pode ser feito de carro. Para evitar qualquer concentração de pessoas, as autoridades anularam as comemorações do Ano-Novo Lunar chinês na cidade. As autoridades também proibiram qualquer espetáculo e fecharam um museu.

Paciente infectado com coronavírus sendo acompanhado na cidade de Whuan na China — Foto: Reprodução / Asian Review



Em 28/01/2020 ás 19h33

Publicações relacionadas