Violência doméstica em FRG, Mandirituba e Agudos do Sul: mais de 700 medidas protetivas já foram concedidas em 2025

 Violência doméstica em FRG, Mandirituba e Agudos do Sul: mais de 700 medidas protetivas já foram concedidas em 2025

Dados atualizados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram a gravidade da situação da violência doméstica em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul. Até o dia 31 de maio de 2025, a comarca do município já registrou 265 novos casos de violência doméstica contra a mulher.

O levantamento aponta que 736 medidas protetivas de urgência foram concedidas este ano, sendo que 314 ainda estão em vigência, protegendo mulheres em situação de vulnerabilidade.

No total, 1.098 processos seguem pendentes, enquanto 705 foram liquidados. O tempo médio para resolução completa de um processo é de 581 dias e apenas 76 casos foram julgados neste ano, com o tempo médio para o primeiro julgamento chegando a 860 dias.

Dados do CNJ / Reprodução

Entre os casos registrados também estão ocorrências de descumprimento de medida protetiva (7 casos) e lesão cometida em razão do gênero (5 casos).

Os números reforçam o alerta para a necessidade de ações mais rápidas e efetivas no combate à violência doméstica, especialmente diante do elevado número de processos acumulados e da lenta tramitação judicial.

Da Redação às 12h21

Publicações relacionadas