Eleição para Prefeito de FRG já tem 9 pré-candidatos
Por Esleif Martins
O ano de 2020 iniciou recentemente, mas começou sob a expectativa das eleições para prefeito e vereador em um cenário ainda polarizado, herdado da disputa das eleições gerais de 2018. Em Fazenda Rio Grande, esse cenário tende a ser bem disputado e a elevar a temperatura da corrida pela prefeitura da cidade, afinal, além de administrar um orçamento que poderá ser superior a R$ 400 milhões, o novo Prefeito ainda poderá ter a chance de disputar uma eventual reeleição em 2024.
Desta vez, pelo menos nessa fase preliminar, assistiremos a uma multiplicação de potenciais concorrentes, até o momento com 9 pré-candidatos, cogitados por um levantamento feito pelo Blog. Alguns desses nomes devem ficar fora do páreo, já que há grupos com mais de um pré-candidato, mas outros, de legendas “nanicas” devem aparecer até o prazo final para as convenções partidárias, em 5 de agosto.
A lista não é encabeçada por nenhum candidato, tendo em vista que o partido do atual Prefeito Márcio Wozniack (PSDB), ainda não tem um nome definido. Há rumores de que seu partido poderia apresentar um vice à algumas das chapas, e esse nome estaria entre Irani Santos, atual Secretária de Saúde ou sua esposa, Cintia Wozniack, atual Secretária da Mulher. Vale lembrar, que, apesar de algumas conquistas na cidade, o atual Prefeito teria uma taxa de rejeição muito alta e que poderia complicar o eventual apoio a algum grupo.
Por sua vez, o atual Presidente da Câmara também já estaria articulando. Segundo rumores, Julinho do Pesque, atualmente no PP, já estaria com a “ida” quase confirmada para o PRTB, que parece estar abrigando o ex secretário de Urbanismo e um ex Vereador e ex Secretário. Este grupo também teria a intenção de lançar um candidato, ao menos, a vice em alguma chapa majoritária.
Mas voltando aos 9 pré-candidatos, temos:
Tony Silva (Avante);
Ricardo Miranda (PSB);
Marcelo Pelanda (PP);
João Milani (Solidariedade);
Professor Marlon (PROS)
Dr. Nassib (PSL)
Marco Marcondes (PSC)
Dudu Santos (PRB)
Rubens Moreira (Sem partido)
Mudanças podem e devem ocorrer neste cenário, já nas próximas semanas, no qual, diminuirá o número de pré-candidatos já anunciados por seus partidos.